top of page
Entrevistas Cláudio Paixão Rádio Globo Divã

Entrevistas radiofônicas

O que fazer quando o parceiro confessa estar interessado em outra pessoa? Especialista dá dicas

Saiba como lidar com o interesse do parceiro por outra pessoa com o psicólogo Cláudio Paixão. 

Opção profissional dos filhos

A ouvinte Márcia pede a seguinte orientação: ela diz que os pais, antes de morrerem, pediram que ela fosse médica, mas a própria Márcia não quer. Para psicólogo, o ideal é que os pais devem ficar isentos da opção profissional dos filhos A fala dos pais pode virar um fardo para os filhos, alerta especialista.

Filhos homossexuais

O psicólogo Cláudio Paixão tenta ajudar a ouvinte que escreveu para o Manhã da Globo BH. Confira a carta e a entrevista:

 

Minha filha tem 18 anos e é uma garota bonita e inteligente. Mas nunca namorou nem demonstrou qualquer interesse por algum garoto. Nunca vi diários, nem ouvi conversas sobre meninos. Em casa, não quer se maquiar, não tem vontade de se arrumar, não usa vestido, saia, nem tem interesse pelas coisas que as meninas geralmente têm. Quando alguém da família lhe pergunta a respeito, ela parece desconfortável e desconversa. Outra coisa: ela adora acompanhar voleibol feminino e séries da TV como Sheena e LWorld. Ela não tem problemas com amizade. Sempre teve amigas e amigos e se relaciona bem com eles. Tem uma vida social comum para a idade, mas eu nunca soube que tenha rolado alguma coisa com algum menino ou menina. Eu pergunto: será que minha filha é homossexual? Como eu posso lidar com isso? Se eu perguntar, ela vai se sentir ofendida? Se ela for mesmo, como faço para que se abra comigo?

‘A mãe tem que se perguntar porque quer saber a orientação sexual da filha e se, para ela, a homossexualidade é uma coisa ruim ou boa’, orienta psicólogo.

Demissão e depressão

'As pessoas trabalham tanto que passam a se ocupar apenas com aquilo. Portanto a identidade da pessoa se constrói a partir do trabalho e, quando se é demitido, ela perde a referência de quem é', afirma o psicólogo Cláudio Paixão.

Paixão pelo cunhado

Ouvinte se envolve com o irmão do marido. O psicólogo Cláudio Paixão explica o que pode ser feito para acabar com esse sentimento.

Psicólogo fala sobre conselhos

O conselho bom é aquele que vem no momento certo e de uma pessoa que se preocupa

Jovens e álcool: mistura perigosa

O consumo de álcool entre os jovens tem tomado proporções assustadoras. Além do problema da ingestão de bebidas alcoólicas, o uso dessas substâncias também revela fenômenos do comportamento adolescente. Uma pesquisa realizada na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelou que pessoas com hábito de ingerir grandes quantidades de álcool têm uma visão positiva da bebida. Ou seja, elas não vêem as consequências negativas dessa atitude. De acordo com a pesquisa, os jovens sentem-se mais desinibidos, mais seguros e confiantes de si. Portanto só conseguem enxergar os benefícios, e não os malefícios, que o uso do álcool pode gerar. O psicólogo Cláudio Paixão explica as causas desse tipo de comportamento:

‘O problema é que o contato com a bebida é em geral uma relação com o embriagar-se’, analisa psicólogo.

A hora da separação

‘O divórcio é resultado das mudanças da vida. Com o tempo, as pessoas crescem em direções diferentes’, explica psicólogo Cláudio Paixão.

Please reload

 

DE RERUM VARIETATE

“Como manter tantas várias coisas juntas e como impedir que se confundam e misturem?”

João de Barros (1496 – 1570)

 

 

Uma página que busca vincular as minhas experiências pessoais, minha visão de mundo e todo o meu passado como psicoterapeuta à minha atividade atual como professor e pesquisador da informação.

bottom of page